A história de um caçador que criou um safári no Brasil: Oeste está no ar.
Bem-vindo ao OESTE, uma série de reportagens sobre a vida peculiar existente entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. Durante 12 dias, eu, o diretor de fotografia Daniel Lupo, o cinegrafista Eduardo Lima e a produtora Nathalia Mafort viajamos mil quilômetros atrás de boas histórias. Serão cinco episódios semanais. E você pode assistir ao primeiro capítulo abaixo, de graça.
O episódio narra a história de Trajano Silva, um empresário milionário com uma ideia meio extravagante: caçar animais da África. “Até aí, tudo bem”. Mas ele queria caçar as espécies africanas aqui no Brasil e cortar a viagem até a savana. O curioso é que o negócio deu mais ou menos certo. Só que o Trajano morreu em 2016 e o paradeiro dos bichos ficou em aberto. Como eu gosto de confusão, fui até Dourados no Mato Grosso do Sul atrás de respostas.
OESTE é a minha estreia como repórter de vídeo - em que, de fato, eu apareço no vídeo. Assino a pauta, a reportagem, os roteiros e a narração como repórter do UOL. Se eu tiver feio, prestem atenção nas outras qualidade, ok? E lembre: consigo fazer prancha por 2 minutos.
A produção é da Pó de Vídro que, se jogasse contra a seleção brasileira de 2002, ganharia facilmente. A ideia original é do meu chefe Fred Di Giacomo, o Don Draper de Penápolis, que confiou e me deu essa baita oportunidade da qual eu o agradeço profundamente.
A Doblô que nos levou ficou meio surrada
Nosso objetivo era filmar uma história de aventura, um drama, uma comédia. E acho que conseguimos. A fórmula está, em parte, em Desinteressante: histórias de pessoas comuns, anônimas, que se lançam em acontecimentos improváveis. Sonhei com campos de soja quando voltei para São Paulo, longos e infinitos campos de soja. Muita saudade dessa viagem.
Espero que gostem,
Marcos Candido
Caramba!